Campanha Sangue Bom CGE incentiva servidores a doarem sangue

Destaques Saúde

A cada quatro meses, servidores públicos da Controladoria-Geral do Estado se reúnem para ajudar a abastecer o estoque de sangue disponível na rede de saúde do Paraná. Nesta quinta-feira (10), dez pessoas fizeram a doação no Hemepar (Centro de Hematologia e Hemoterapia do Paraná).

A iniciativa, batizada de Sangue Bom CGE, é do Grupo de Recursos Humanos Setorial (GRHS), com o objetivo de incentivar a solidariedade entre os servidores e contribuir para o atendimento a quem precisa de sangue. “Estimulamos nossa equipe a trabalhar integrada e com o olhar para a sociedade. Essa campanha é uma das atividades desenvolvidas nesse sentido”, afirmou o controlador-geral do Estado, Raul Siqueira.

Elaine Bora, à frente do GRHS, falou sobre a parceria com o Hemepar, que busca o grupo de doadores. “É muito gratificante termos essa adesão, o pessoal abraça a causa”, comentou. O Hemepar é responsável pela distribuição de sangue a 384 hospitais públicos, privados e filantrópicos em todas as regiões do Paraná.

O cronograma das três doações anuais também é debatido com outras coordenadorias da CGE, mas sempre no fim do ano é formado o grupo. A escolha se dá por ser período de festas e férias, o que aumenta a demanda por hemocomponentes (plasma, hemácias, plaquetas e crio).

HEMEPAR – É uma entidade sem fins lucrativos e atende à demanda de fornecimento de sangue e hemoderivados do Estado graças às doações dos voluntários. O doador deve pesar no mínimo 51 quilos, estar descansado, alimentado e hidratado (evitar alimentação gordurosa nas quatro horas que antecedem a doação) e apresentar documento oficial com foto (carteira de identidade, carteira do conselho profissional, carteira de trabalho, passaporte ou carteira nacional de habilitação).

Fonte: AEN

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *