Secretaria de Saúde reúne entidades e clubes de serviços para definir ações visando o combate ao mosquito da dengue

Destaques Laranjeiras do Sul

Unir forças. Esse foi o foco da reunião realizada na segunda-feira, 26, pela Secretaria de Saúde no auditório da ACILS – Associação Comercial e Empresarial de Laranjeiras do Sul. Representantes de entidades, clubes de serviços, empresários, escolas, universidades, associações e igrejas, estiveram participando das discussões, voltadas a ação de conscientização e sensibilização das pessoas, visando a prevenção e o combate ao mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, chikungunya e zika.

Laranjeiras do Sul conta com 202 notificações de dengue. Destes números, 60 casos foram confirmados, sendo 19 importados e 41 autóctones, onde a pessoa contraiu a doença no município. Os casos foram registrados nas seguintes Unidades de Saúde: 16 casos na Unidade do Presidente Vargas; 13, no Celeste; 11 na Unidade da Barão do Rio Branco; 9 na Unidade do Bairro Cristo Rei; 6, na Unidade do Água Verde; 3, na Unidade do Monte Castelo e 2 casos na Unidade do Jardim Iguaçu.

“O nosso objetivo é prevenção, conscientização e mobilização da população, em verificar que cada um precisa dar o seu destino adequado ao seu lixo. Que realmente o que cada um produz seja colocado no local adequado. Nós enquanto Secretaria de Saúde, sugerimos que toda terça-feira, seja tirado uma hora por dia para fazer uma vistoria no imóvel. Vamos trabalhar a sensibilização e a prevenção nesse momento”, disse o secretário de saúde Valdecir Valicki.

Como prevenir?

A melhor prevenção ainda é evitar a proliferação do mosquito. Neste sentido o ideal é eliminar água armazenada em vasos de plantas, galões de água, pneus, garrafas plásticas, piscinas sem uso e sem manutenção, e até mesmo em recipientes pequenos, como tampas de garrafas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *